Cores


As cores tem grande importância na vida das pessoas. Para que tudo seja perfeito e harmonioso é necessário a combinação das cores de maneira coerente e equilibrada. O excesso de cores prejudica o visual assim como a falta de cores torna o visual monótono e pouco atraente.

 

O ideal é um equilíbrio pois isso tem a ver com nosso estado e ânimo e bem estar. De início é bom saber que há dois grupos básicos de cores; quentes e frias. Portanto, devem ser usadas conforme o clima que se deseja criar para o ambiente. Por exemplo, uma cor quente, indica movimento, enquanto que uma fria é favorável a paz e a tranquilidade.
 


Assim há ambientes onde fica muito bem o uso de cores quentes e em outros cores frias. Ambientes muito carregados com cor frias, pode ter algo com cor quente para quebrar um pouco da frieza, assim como os ambientes de cores quentes podem ser amenizados com cores frias.

 

Cores primárias: as cores primárias são aquelas das quais se originam todas as outras cores: são compostas pelo vermelho, azul e amarelo.
 

 

Cores secundárias: as cores secundárias são a mistura de duas cores primárias.

 

 

Cores terciárias: as cores terciárias são formadas da união entre cores primárias e secundárias como, por exemplo, a cor turquesa que nasce da mistura entre o azul e o verde; a cor verde limão que nasce da mistura entre o amarelo e o verde; e a cor encarnada que nasce da mistura entre a violeta e o vermelho. As restantes três cores terciárias daí formadas não tem um nome específico. São apenas cores resultantes de mistura.
 
 

Harmonia das cores


Os tons das cores na roda das cores relacionam-se de duas maneiras:

 

Cores complementares: estas são as cores que, na roda, encontram-se de lados opostos – caso do verde e do vermelho, do azul e do laranja. Pelo fato de estarem do outro lado do disco não significa que não possam ser combinadas, apesar de aparentemente contrastante produz um efeito visual muito agradável.
 

 

Cores harmoniosas: são as cores que ficam encaixadas entre as cores primárias como, por exemplo, o encarnado, o violeta e o violeta azul que, sendo diferentes, pertencem à mesma família de cores.

 

Cores neutras: São compostas por cores de fácil combinação; branco, preto, castanho, creme/bege, cinzento e todas as suas diferentes tonalidades que, devido à sua neutralidade, são extremamente versáteis. Combinam com praticamente todas as outras cores da roda e são um ótimo ponto de partida para quem não quer arriscar muito nas misturas.

 

O ideal  aquecer a divisão com tons mais quentes ou esfria-la  com tons mais frios.

 

Paletas de cores

 

Monocromática: É o uso de só cor e alguns de seus tons e intensidades distintas. Quando a combinação fica monótona, pode-se criar algum contrates com móveis ou objetos de outra cor.

 

Harmoniosa: São as cores que ficam entre as cores primárias na roda das cores.

Complementar: Se escolhe a cor que está do outro lada na roda das cores.

 
Semi-complementar: escolhem-se três cores opostas na roda das cores.Adjacentes: São as cores vizinhas dos dois lados, a da direita e a da esquerda. Pode-se fazer ótimas combinações monocromáticas com as adjacentes.

 

Efeitos: As cores praticamente ditam o efeito que se quer tirar de um ambiente. Por exemplo, as cores escuras dos armários envernizados de antigamente tornam o ambiente pesado e reduz visualmente o espaço. Um armário antigo quando renovado em branco ou outra cor clara, vai tornar o ambiente leve e amplo, embora se trate do mesmo armário. Peças muito grandes não ficam bem em tons escuros pois os tornam ainda mais pesados visualmente. (Por: Leonardo Bezerra)

 

TABELAS DE MISTURAS DE CORES